Notícias

Convivência entre idosos e animais de estimação faz bem para saúde

Estudos revelam que idosos que convivem com animais são mais saudáveis e dispostos, além de serem mais felizes.

Quem acha que ter um pet em casa junto com uma pessoa idosa é uma má ideia, está errado. Um estudo realizado pelo National Center for Biotechnology Information, em 2018, constatou que a convivência entre idosos e animais faz com que esses humanos sejam mais felizes e saudáveis. Além de ficarem mais ativas, as pessoas mais velhas sentem mais bem-estar do que quando estão sozinhas ou na companhia de humanos.

Muitas vezes os idosos precisam de cuidados especiais, e podem até se sentir um pouco sozinhos. Ao juntarmos idosos e animais  de estimação, os velhinhos se sentem mais amparados e recebem carinho o tempo todo. Segundo o estudo da National Center, dois terços das pessoas idosas entrevistadas consideram o pet como seu melhor amigo e se sentem mais dispostas na presença deles.

Mas isso não é tudo. Além destes benefícios, os animais foram apontados como os “remédios” que diminuem os sintomas da depressão. Um estudo realizado em Portugal, pela Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, fez um experimento com pacientes que não respondiam aos remédios e outros estímulos para amenizar a depressão. Quando começaram a conviver com animais, mais de um terço já não se enquadrava mais na doença, os sintomas sumiram.

Com os idosos, isso funciona de forma parecida. Eles ficam mais ativos na presença dos animais, e isso faz com que os altos níveis de colesterol, glicemia e pressão alta diminuam. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cuidar de um bicho de estimação e estabelecer um laço com eles também reduz a agressividade causada pela demência em pessoas mais velhas.

Além disso, cuidar da higiene e levar o pet para passear faz com que o idoso crie um senso de responsabilidade, se sentindo importante por ter que cuidar de alguém, e não ter que ser o tempo todo cuidado. Como os animais oferecem amor e carinho incondicional aos seus donos, os idosos podem se sentir muito mais seguros e amados ao lado deles quando não podem estar com a família.

1 Comentário
  1. Ada 31 de março de 2021 de 08:08 - Responder

    Não sei o que seria de mim, nessa pandemia sem minha maltesinha Jullie. Ela me acorda feliz e me acolhe na tristeza. Melhor companhia da vida!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.