Golpes na terceira idade: como evitar este prejuízo emocional e financeiro?

Os idosos e os familiares precisam redobrar a atenção para evitar que os mais velhos sejam vítimas de estelionatários

Os idosos são alvos frequentes de estelionatários que aplicam golpes de diversas formas. Devido às limitações provocadas pelo envelhecimento, a terceira idade torna-se mais vulnerável a cair em armadilhas, principalmente em golpes que envolvem valores financeiros. É preciso muita atenção e cuidado para evitar que o idoso seja mais uma vítima de criminosos.

O artigo 102 do Estatuto do Idoso destaca: “apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade constitui crime punível com pena de reclusão de um a quatro anos e multa”.

O artigo 104 também prevê: “Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida: Pena – detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos e multa”.

Entre os principais golpes praticados contra a terceira idade está o do “bilhete premiado”. Infelizmente, mesmo com vários alertas, alguns idosos ainda são vítimas deste golpe. O criminoso alega que possui um bilhete premiado e, por isso, necessita de valores para entregar o bilhete ao idoso. Ao perceber este tipo de abordagem, não forneça qualquer informação pessoal ou dinheiro.

Cuidados para evitar golpes

Os idosos que utilizam smartphones e conseguem fazer movimentações financeiras através do celular precisam ficar atentos. Com o surgimento do PIX, os criminosos estão praticando golpes de transferências nesta modalidade, além do envio de links suspeitos no celular que, geralmente, solicitam dados de cartões bancários.

Outros cuidados também são importantes para evitar a frustração e o prejuízo financeiro após ser vítima de um golpe, entre eles:

  • Evite pedir ajuda para estranhos em caixa eletrônicos;
  • Desconfie de ligações em que alguém peça ajuda solicitando depósitos bancários;
  • Cartão travado em caixa eletrônico com estranhos por perto;
  • Pessoas que se aproximam em busca de informações pessoais, sobre aposentadoria, herança, pensão ou outros tipos de bens;
  • Ligações com pessoas chorando e insinuando que é algum familiar (é importante evitar falar o nome de qualquer membro da família após atender o telefone).

Os familiares devem orientar os idosos a não passarem os seus dados pessoais por telefone ou internet. Os idosos que moram sozinhos necessitam de atenção redobrada para evitar assaltos. Não forneça informações para estranhos sobre sua rotina.

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