Notícias

No Brasil, quase 27 mil idosos fazem cursos de graduação

Programa Universidade Aberta, financiado pelo Fundo do Idoso, oferece cursos e oficinas que ensinam desde mexer no celular a informática. Mas tem que ser maior de 60 anos.

Hoje em dia, no Brasil inteiro, existem milhares de cidadãos da terceira idade se dedicando aos estudos.

Dona Maria Carmo não tem muito espaço para plantar. Mesmo assim, fez curso de horta e fitoterapia.

“Saião serve para úlcera e, se amassar a folhinha, aquele sumo pode ser colocado num machucado. Aí, cicatriza”.

Agora está estudando informática e nem tem computador. Ainda.

“Eu tenho que aprender porque o mundo está evoluindo e eu não quero ficar para trás. Eu quero entrar na geração de hoje”.

Só em 2018, dona Maria Carmo conquistou quatro certificados: hortas urbanas, fitoterapia, o primeiro módulo da oficina de direito e de informática. Quando esses dois cursos terminarem, ela já está planejando o próximo: inglês, em 2020. Isso para acompanhar o ritmo da neta.

“Ela é roqueira. Eu quero entendê-la, o palavreado deles”.

Na última formatura dela, teve até show do seu Joaquim, que “gastou” o inglês que aprendeu no curso de idiomas.

A turma dos mais experientes faz cursos e oficinas do Programa Universidade Aberta, financiado pelo Fundo do Idoso. Para aprender a mexer no computador e no celular tem fila de espera.

Dona Susana diz que ficou craque:

“Não sabia mexer em nada. Entrei aqui e até no celular eu estou entrando, acredita? Tenho rede social, agora já sei mexer em quase tudo”, conta Susana Machado, de 66 anos.

Hoje no Brasil quase 27 mil idosos estão fazendo graduação. Um programa de duas universidades de Belo Horizonte oferece cursos mais rápidos, de até um ano, e é bem democrático. Para fazer, não precisa ter nenhum tipo de formação.

Não importa o que eles aprenderam até aqui. A única exigência é ter passado dos 60, só que com o olhar lá na frente, no futuro.

Elizardo Pires, de 71 anos, sonhou muito com esse momento. Depois de deixar a roça para trás, criar os filhos, agora quer é cuidar dele e viver de boné para trás, com o ânimo de um menino.

“Todos nós temos capacidade de aprender alguma coisa. É só ter interesse e boa vontade”.

Fonte: Jornal Nacional (https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/07/12/no-brasil-quase-27-mil-idosos-fazem-cursos-de-graduacao.ghtml)

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.