Notícias

Quando procurar um geriatra?

O geriatra é o médico responsável pelo atendimento geral à idosos. Quando procurar um geriatra? Será que o idoso só deve procurar um geriatra quando tiver algum problema? O cuidador deve acompanhar o idoso nas consultas? Saiba mais aqui.

Quem busca por uma melhor qualidade de vida na terceira idade, sabe muito bem que isso não depende única e exclusivamente da genética. Os nossos hábitos interferem na longevidade e bem estar. Para tanto, o suporte de um bom geriatra pode fazer toda a diferença no dia a dia.

Afinal de contas, ao chegar na fase mais madura de nossas vidas, podemos enfrentar empecilhos que afetam a memória e a autonomia. No entanto, manter a alegria e a disposição é possível. O acompanhamento profissional de um médico especializado se mostra estratégico para o alcance desses objetivos.

Assim como as crianças demandam do trabalho do pediatra, é o geriatra quem cuida dos mais idosos. Ele tem o conhecimento necessário para orientar aqueles que já acumulam anos de experiência e que podem enfrentar problemas específicos da sua faixa etária.

Para que você conheça um pouco mais sobre a visão multidisciplinar da geriatria, nós da Acvida preparamos um conteúdo especial. Fique de olho nos próximos tópicos e tire as suas dúvidas para garantir a tranquilidade na sua aposentadoria ou das pessoas que você ama.

Qual o papel de um médico geriatra?

Em termos gerais, o papel do médico geriatra é o atendimento de pessoas idosas. Esse profissional é formado para compreender todas as mudanças físicas e psíquicas decorrentes do processo natural e inevitável do envelhecimento.

O médico é capaz de detectar doenças mais comuns da terceira idade e preocupa-se com questões psicológicas dessa fase da vida também. Nesse sentido, podemos dizer que o geriatra trata seus pacientes por uma perspectiva mais completa do que outras especialidades ou do que a medicina geral.

Todas as ações da área da geriatria visam melhor qualidade e quantidade de vida do paciente. E, quando necessário, ele realiza o encaminhamento para o especialista mais indicado.

Quando procurar um Geriatra?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pessoa é considerada idosa quando ela passa dos 65 anos de idade. No entanto, em alguns países a transição para os 60 anos já serve como marco de início da terceira idade.

Além das convenções, não podemos esquecer que o envelhecimento é um processo biológico que transcende o aspecto genético e pode ser influenciado com a interferência de agentes externos. Nesse sentido, alguns indivíduos estão mais vulneráveis à ação do tempo do que outros, dependendo das suas condições de vida e das adversidades enfrentadas ao longo de sua trajetória.

Portanto, embora o acompanhamento de um geriatra seja recomendado a partir dos 60 a 65 anos, alguns pacientes podem sentir essa necessidade antes. E não há problema algum, ainda que o foco esteja na prevenção de doenças.

Quais os sinais de que é necessário consultar com um geriatra?

Muitas pessoas sentem dificuldade em identificar quais queixas são sinais de que é, de fato, necessário consultar com um médico geriatra. E não é preciso esperar ficar doente para tomar essa atitude.

Dentre os sinais com os quais devemos estar atentos, destacam-se:

  • Alterações ou perda de memória;
  • Dificuldades de realizar atividades básicas do dia a dia;
  • Mudanças de comportamento;
  • Distúrbios de apetite ou de sono;
  • Quedas e acidentes frequentes.

Muitas vezes, o idoso apresenta resistência em considerar que esses sintomas merecem cuidados. Por isso, familiares, amigos e cuidadores podem desempenhar um papel estratégico para recomendar o acompanhamento de um médico especializado.

Como proceder?

Uma vez tomada a decisão de marcar o encontro com um geriatra, alguns procedimentos são importantes. Um deles é o acompanhamento de um responsável ao consultório.

Falhas na memória e na cognição típicas da idade podem ser prejudiciais ao cumprimento das orientações do médico. Por isso, alguém da família ou um cuidador pode fazer esse acompanhamento.

FONTE: Acvida (https://acvida.com.br/medico/quando-procurar-um-geriatra/)

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.