Notícias

4 formas de estimular a mente na terceira idade

Ter saúde física e mental é uma preocupação que deve nos acompanhar durante toda a vida. Mas, na terceira idade, é ainda mais importante pensar em exercícios para estimular a mente. Estes exercícios não precisam ser tarefas entediantes ou difíceis. Pelo contrário, existem práticas divertidas e comuns no dia a dia que ajudam a fortalecer as funções cognitivas e melhorar a atenção e a memória do público 60+. E o melhor: muitas destas atividades podem ser feitas em casa, sem demandar recursos especiais. E até mesmo sem a necessidade de interação com outras pessoas, se for preciso. Então que tal movimentar sua mente e garantir mais qualidade e propósito de vida, evitando dificuldades e tensões que podem surgir a partir dos 60 anos? Veja nossas 4 sugestões!

1. Jogos de raciocínio

Uma forma interessante de exercitar o cérebro e estimular a mente na terceira idade é se envolver em jogos de raciocínio. Existem diversas opções de atividades. Algumas delas podem ser colocadas em prática de maneira individual, enquanto outras são em grupo – o que agrega mais benefícios ao incentivar o convívio social e o entretenimento. Confira alguns exemplos de passatempos que estimulam o raciocínio, a memória e outras funções cognitivas:

  • Dominó;
  • Xadrez;
  • Dama;
  • Palavras-cruzadas;
  • Caça-palavras;
  • Jogos da memória;
  • Jogo dos 7 erros;
  • Sudoku;
  • Jogos de tabuleiro.

2. Leitura

Além de chamar seus amigos e familiares para jogar, a leitura é outra ótima opção para estimular a mente na terceira idade. Resgate seus livros preferidos e crie o hábito de conhecer novos títulos ao longo do tempo. Os livros são ótimos para exercitar a criatividade e imaginação. Eles também proporcionam bons momentos de envolvimento emocional. Afinal, a memória é mais uma função estimulada quando você conhece e passa a lembrar de mais histórias. Uma boa ideia é fazer parte de grupos de discussão literária. Você pode encontrar um próximo à sua casa (ou mesmo online) ou pode montar sua própria iniciativa, convidando a família para participar.

3. Dança

Movimentar o corpo também é uma estratégia para beneficiar o cérebro – especialmente após os 60 anos. Afinal, o exercício proporciona a liberação de hormônios que trazem muitos benefícios para nossa saúde física e mental. Pensando nisso, idosos que gostam de dançar podem encontrar diversas vantagens ao praticar este hábito no dia a dia. A dança também ajuda a fortalecer a memória e o raciocínio – principalmente se você relembrar coreografias e músicas das quais sempre gostou.

4. Aprendizado de novos hobbies

Por fim, aprender algo novo é sempre um caminho para estimular a mente e aumentar a qualidade de vida na terceira idade. Que tal testar receitas diferentes na cozinha, começar a tocar um instrumento ou eleger um novo hobbie? Seja o que for, envolver-se em aprendizados movimenta seu cérebro e ajuda a mantê-lo ativo e funcionando bem por muito mais tempo. Além de, claro, ser muito divertido e motivador ver sua evolução em qualquer uma das atividades que desejar realizar! E não é difícil encontrar oportunidades. Atualmente, é possível até mesmo fazer cursos sem sair de casa, através da internet. Tudo está sempre a um passo – ou a um clique – de distância. E esta vantagem deve ser explorada para tornar os dias dos idosos muito mais estimulantes! Lembre-se, ainda, que vale a pena estimular a mente não apenas na terceira idade, mas em qualquer momento da vida. Por isso, esperamos que nossas 4 sugestões sejam muito úteis para tornar a sua rotina – ou o cotidiano de seus familiares, pacientes ou amigos – muito mais prazerosa e saudável!

Fonte: Geridades (https://geridades.com.br/2021/01/28/4-formas-de-estimular-a-mente-na-terceira-idade/)

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.