idosos-imunidade-site-dr-paulo-brambilla

5 cuidados com a imunidade para quem já passou dos 50

Manter hábitos que reforçam a imunidade ajuda na prevenção de doenças na terceira idade

Muito se ouve falar em imunidade e fortalecimento do sistema imunológico (ou imune), principalmente após os 50 anos. E essa preocupação é legítima, uma vez que, com o avançar da idade, o organismo passa por um fenômeno chamado imunossenescência, isto é, há a diminuição das funções do sistema imunológico.

Com esse fator, o organismo fica mais suscetível a doenças infecciosas1, aquelas transmitidas por agentes como vírus e bactérias, caso, por exemplo, da gripe. Além disso, também existem as chamadas doenças crônicas, bastante comuns nessa fase da vida.

Apesar de toda a explicação biológica, envelhecer não é sinônimo de doença, pelo contrário. Muitas pessoas se redescobrem após os 50/60 anos, alcançam uma longevidade saudável, ativa e adquirem novos hobbies. Porém, assim como em outras idades, o cuidado com a saúde deve se manter. Confira abaixo como prevenir doenças na terceira idade!

Visite o médico regularmente

A prevenção para doenças após os 50 anos de idade começa, claro, com uma rotina regular de visitas ao médico. Manter os exames de check-up em dia e não deixar de investigar incômodos com a saúde garantem o diagnóstico precoce de doenças e um envelhecimento mais saudável.

Atenção com a alimentação

Pode parecer um assunto clichê, mas seguir uma dieta balanceada é a melhor forma de garantir mais variedade na ingestão de nutrientes. As vitaminas e minerais dos alimentos são responsáveis por manter o organismo, bem como o sistema imunológico, funcionando corretamente.

Você sabia, por exemplo, que o cálcio e a vitamina D são essenciais para a manutenção dos ossos? Por esse motivo, durante as consultas, o médico pode solicitar uma avaliação alimentar para investigar se seus os níveis nutricionais estão dentro do esperado para uma vida saudável.

Cuide da saúde mental

Os cuidados com a saúde mental têm sido mais debatidos, permitindo que o assunto deixe de ser tabu e ganhe cada vez mais espaço, o que é bastante positivo, já que ela está diretamente relacionada ao funcionamento da nossa saúde física.

O estresse, por exemplo, é capaz de afetar o organismo como um todo, causando desde sintomas como cansaço a diminuição da resposta do sistema imunológico. Aliás, o estresse ainda está diretamente relacionado às doenças psicológicas.

Estima-se que esse tipo de problema atinja aproximadamente 36,8% da população idosa, portanto, cuidar da saúde mental nesta fase da vida é indispensável e algumas medidas podem ajudar, como: consultar o psicólogo, investir em hobbies e atividades em grupo, estar mais perto da família e praticar atividades físicas.

Invista em atividades físicas

Os exercícios físicos, aliados a uma boa alimentação, estimulam a resposta do sistema imunológico, ou seja, o corpo percebe e ataca mais rápido os “invasores” que causam danos. Mas você já reparou que mexer o corpo traz a sensação de relaxamento e bem-estar?

Isso acontece porque durante a prática de atividade física, uma série de hormônios são liberados, causando essas sensações. Por esse motivo, atividades físicas são recomendadas para pessoas com quadros como a depressão, incluindo os idoso.

Para obter os benefícios, bastam 30 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada, pelo menos três vezes por semana.

Tenha uma boa noite de sono

É durante o sono que o corpo se recupera das atividades do dia, se prepara para o próximo e faz a síntese de hormônios importantes9. Além disso, a privação de sono e o sistema imunológico se influenciam mutuamente, uma vez que, não dormir bem, é entendido pelo corpo como um estresse.

Por isso, investigar e manter uma boa noite de sono é fundamental em todas as idades, mas principalmente nas fases em que o sistema imunológico já está mais fragilizado. Lembre-se: a recomendação é de oito a sete horas.

Fonte: https://www.pharmaton.com.br/mostrar-dica/5-cuidados-com-a-imunidade-para-quem-ja-passou-dos-50/

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.