Imagem vacinação

A saúde dos idosos e o vírus H1N1 influenza tipo A

Todos os anos, o vírus causador da gripe H1N1 preocupa a população brasileira. Assim como nos outros tipos de gripe, este vírus também é transmitido de um indivíduo para o outro pelas vias respiratórias ou por meio de gotículas de saliva, mesmo antes dos sintomas estarem presentes.

Nesta época do ano, entre o outono e o inverno, quando os casos de gripe tradicionalmente aumentam, todos os cuidados preventivos devem ser tomados, pois, uma pessoa ainda sem qualquer sintoma pode já estar com o vírus e transmitir a doença.

Assim como a forma de transmissão, os sintomas da Gripe H1N1 também se assemelham aos dos outros tipos de gripe. Mas, esta gripe chama a atenção pelos sintomas de início mais abrupto e de maior intensidade como, febre alta, sintomas respiratórios, falta de apetite, cansaço e dor no corpo.

A suspeita diagnóstica e o início do tratamento não dependem de exames laboratoriais confirmatórios, pois esses podem demorar dias.

Idosos, cuidado redobrado!

Por apresentarem o organismo mais frágil e suscetível a complicações de saúde, os idosos precisam de uma atenção especial. Diante de uma infecção como, por exemplo, a gripe H1N1, o sistema cardiovascular e respiratório são exigidos a trabalhar com mais empenho e agilidade, o que nem sempre é possível nos indivíduos com idade mais avançada, pois, seus órgãos já não trabalham como na juventude, podendo levar a complicações mais graves inclusive com necessidade de internação hospitalar e risco de morte.

Se para a população em geral já existe a orientação de procedimentos preventivos, aos idosos esse cuidado deve ser ainda maior. Além das medidas comportamentais de evitar locais com aglomerações de pessoas, lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos a base de álcool e evitar colocar as mãos na boca, nariz ou olhos, hoje contamos com a vacina da gripe (anti-influenza) que é segura e eficaz. Seus efeitos colaterais são insignificantes quando comparados aos benefícios da prevenção de uma doença que, para os idosos, pode ser ainda mais grave e ameaçadora da vida.

Por fim, diante de sintomas gripais mais intensos que estejam evoluindo para uma piora significativa, a orientação é para que os idosos sempre procurem atendimento médico. Não existe motivo para pânico, mas, espera-se que a grande preocupação com o aumento do número de casos de gripe H1N1 ajude a conscientizar a população sobre a importância da adesão aos programas de vacinação, em especial, a anti-influenza.