Notícias

anemia-idosos-dr-paulo-brambilla-geriatra

Anemia em idosos: entenda melhor esta condição

A maioria das vezes, a anemia dos idosos estão relacionados ao ferro, já que ele é um elemento de extrema importância para a saúde humana, pois ele é responsável pela produção da hemoglobina, que transporta o oxigênio pelo nosso corpo. E quando falta pode causar uma doença que afeta principalmente os idosos: a anemia ferropriva. A condição é caracterizada quando os níveis sanguíneos de hemoglobina estão abaixo do esperado, diminuindo, assim, o fluxo de oxigênio que chega até os tecidos e órgãos.

Quais são os sintomas de anemia nos idosos?

Alguns sintomas podem ajudar a identificar a presença da anemia, como: fadiga generalizada, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (principalmente na parte interna do olho e gengivas), menor disposição para realizar atividades diárias e apatia. Entretanto, somente o exame laboratorial poderá confirmar o diagnóstico da anemia ferropriva. Veja agora o que é verdade e o que é mentira sobre essa doença.

Causas de anemia em idosos

Por conta deficiência de ferro, que pode ser devida à perda de sangue; deficiência de folato e de vitamina B12, devidas tanto à má-absorção como a dieta deficiente; anemia de doença crônica causada por moléstias, tais como câncer, infecções ou inflamações; e, por fim, com origem de causas mais raras.

Mas lembre-se, você deve procurar um profissional capacitado para orientar e investigar o seu histórico alimentar.

Como tratar a anemia?

Quando a anemia é causada por carência de nutrientes, eles são repostos por meio de suplementos (como sulfato ferroso, vitamina B13 e folato) e correção da dieta. Doenças que provocam perda de sangue terão tratamento específico, bem como as que afetam diretamente a produção de glóbulos vermelhos.

Condições autoimunes demandam uso de imunossupressores, mulheres com fluxo menstrual intenso podem ser orientadas a adotar métodos contraceptivos e portadores de anemias hereditárias devem ser acompanhados para eventuais reposições de sangue e suplementação, para citar alguns exemplos.

Fonte: https://www.grupoacasa.com.br/anemia-em-idosos/

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.