Como prevenir diabetes: 5 dicas para ficar atento

Uma doença silenciosa que atinge quase 10% da população brasileira, segundo estudo realizado pelo Ministério da Saúde, a diabetes impõe aos diagnosticados mudanças no estilo de vida, de alimentação, no uso de medicação e acompanhamento médico rigoroso. Como prevenir diabetes?

No Brasil estima-se que a doença aflige de 13,1% à 15,4% da população idosa. Maus hábitos alimentares e falta de exercícios físicos são apontados como os principais responsáveis pelo aumento de casos e pela crescente taxa de mortalidade nos últimos anos.

Tratada como um problema de saúde pública pelo governo, a diabetes pode causar problemas oculares, neuropatias, problemas de circulação, hipertensão, doença renal e o chamado pé diabético.

Diante desse quadro, é importante toda a população saber como prevenir diabetes. Segundo o geriatra Paulo Brambilla*, nunca é tarde para começar a ter hábitos saudáveis de vida e a população de terceira idade também pode se beneficiar com essas mudanças.

5 dicas de cuidados e como prevenir diabetes, segundo Paulo Brambilla

Fique atento(a) aos sintomas da diabetes

A diabetes pode se apresentar de diferentes maneiras, inclusive de forma silenciosa sem qualquer sintoma inicialmente. Quando a doença está em um estágio mais avançado é frequente que o idoso apresente alguns sinais como aumento do apetite, sede excessiva e aumento do volume da urina.

As doenças em idosos podem se apresentar de formas atípicas, inclusive a diabetes. Então qualquer sinal de mudança deve ser compartilhado com o médico.

Cuidados especiais com a pessoa idosaOs idosos diabéticos e seus familiares devem estar sempre atentos a quaisquer sinais de comprometimento em sua saúde, pois os idosos são mais vulneráveis às oscilações dos níveis de açúcar do sangue e o mal controle da doença pode se apresentar de diferentes formas.

A melhor maneira de cuidar de um idoso diabético é seguir rigorosamente as orientações médicas, não apenas com o uso regular das medicações prescritas, mas com as medidas comportamentais e de hábitos saudáveis que são fundamentais no controle da doença.

Complicações da diabetes

A diabetes pode trazer complicações agudas que são consideradas emergências, como quando os níveis de açúcar no sangue ficam excessivamente baixos (hipoglicemia) que deve ser tratada com urgência, assim como a sua elevação excessiva (hiperglicemia) que também pode comprometer gravemente o organismo e causar sérias consequências.

Complicações crônicas

São diversas as complicações crônicas que acometem os idosos ao longo de anos. Com a doença mal controlada pode haver o prejuízo da visão podendo até causar cegueira, nos homens a disfunção erétil definitiva, prejuízo na circulação do corpo podendo causar AVC “derrame” e infarto do coração, comprometimento da sensibilidade do corpo causando ferimentos de difícil cicatrização e necessidade de amputação de membros.

A diabetes é uma doença muito frequente em idosos e deve ser tratada com seriedade, pois suas consequências são sérias e comprometem em definitivo a qualidade de vida.

Como prevenir diabetes

A diabetes, como a maioria das doenças crônicas que acometem os idosos, pode ser prevenida com os hábitos de vida saudáveis ao longo de toda a vida. Praticar atividade física regularmente desde a juventude, assim como manter hábitos alimentares saudáveis são fundamentais e podem ser formas de como prevenir diabetes ao longo do envelhecimento. Nunca é tarde para começar, mesmo o idoso que não tomou esses cuidados ao longo da vida deve iniciar hábitos de vida saudáveis, pois mesmo quando iniciados tardiamente são benéficos para o controle e prevenção, não só da diabetes, mas também de inúmeras outras doenças crônicas que acometem os idosos e comprometem sua qualidade de vida.

*Paulo Brambilla (CRM 139.767) é médico pela Santa Casa de Ribeirão Preto e geriatra membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

FONTE: MADU – Rede bem estar (https://redebemestar.com.br/2020/07/como-prevenir-diabetes-5-dicas-para-ficar-atento/)