Como são realizados os Cuidados Paliativos?

Os cuidados paliativos se centram na qualidade e não na duração da vida. Oferecem assistência humana e compassiva para as pessoas nas últimas fases de uma doença incurável para que possam viver o mais confortavelmente possível.

A filosofia dos cuidados paliativos aceita a morte como o estágio final da vida: ela afirma a vida e não acelera nem adia a morte. Os cuidados paliativos num hospice tratam a pessoa e não a doença, controlando os sintomas, para que os últimos dias de vida sejam dignos e com qualidade, cercado por seus entes queridos. Está também focada na família, o que inclui não só o paciente, mas sua família na tomada de decisões.

Cuidados paliativos são realizados quando o tratamento curativo não está mais respondendo em pacientes cuja expectativa de vida é de cerca de 6 meses ou menos, com a doença evoluindo normalmente. Os cuidados paliativos são realizados num hospice e consistem no tratamento para alivio dos sintomas relacionados com a doença, sem o intuito curativo. Seu principal objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente, que decidirá junto com seu médico e familiares quando devem começar a realizar os cuidados paliativos.

Um dos problemas com os cuidados paliativos é que é iniciado de forma tardia. Às vezes, o médico, o paciente ou familiar rejeitam a internação num hospice porque acreditam que dessa forma o paciente está se “entregando” ou que não existe mais esperança. Isso não é verdade. Se o paciente melhorar ou a doença entrar em remissão, o paciente terá alta e continuará a realizar uma série de ações contra o câncer em casa. Mas, a esperança que um hospice oferece é de uma vida de qualidade, oferecendo o melhor de cada dia durante os últimos estágios da uma doença avançada.

Alguns médicos não mencionam ou oferecem cuidados paliativos, assim o paciente ou algum familiar pode questionar sobre o assunto. Se o seu tratamento não está funcionando mais e as opções terapêuticas são cada vez menores ou caso não existam mais opções, você pode pedir ao seu médico para iniciar os cuidados paliativos.

Fontes: Instituto Oncoguia (http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-sao-cuidados-paliativos/7742/112/)

American Cancer Society (08/04/2014)