Conheça as principais causas da infecção urinária em idosos

Casos de infecção urinária em idosos são bastante comuns e podem gerar impactos nos ureteres, bexiga e rins. Portanto, é muito importante prestar atenção aos primeiros sinais e se cuidar bem para evitar problemas mais graves.

Existem algumas precauções que previnem esse tipo de infecção e, consequentemente, ajudam a pessoa a ter uma qualidade de vida melhor. O autocuidado é essencial para termos uma saúde melhor. Neste texto, vamos abordar as causas mais comuns de infecções urinárias em idosos e o que você pode fazer para evitá-las. Confira!

O que é a infecção urinária?

A infecção urinária é uma doença bacteriana que afeta pessoas de todas as idades. No entanto, é comum vermos esses casos em pessoas da terceira idade e, se não for tratada, pode acabar trazendo problemas de saúde mais sérios.

Os principais sintomas desse mal são:

• ardência e dor ao urinar;
  • incontinência urinária;
  • urina de cor alterada ou com odor;
  • urina com sangue.

Por isso, se você sentir algum desses sintomas, é muito importante procurar um médico para realizar o tratamento o quanto antes.

Quais são as principais causas da infecção urinária em idosos?

A infecção urinária, apesar de ser comum em todas as idades da vida, ataca mais os idosos. Isso acontece porque, quando ficamos mais velhos, a nossa imunidade tende a ficar mais baixa e, consequentemente, a proliferação de microrganismos tende a aumentar.

Além disso, o uso de fraldas geriátricas também favorece o aumento de bactérias. Portanto, é muito importante tomar certos cuidados para evitar algumas condições que causam a doença.

Outro fator que pode aumentar as chances de uma pessoa ter infecção urinária é a baixa ingestão de água. Por isso, lembre-se de beber 2 litros de água e outras bebidas, como sucos ou chás, por dia.

O que devo fazer para evitar essa doença?

A infecção urinária é uma doença que pode atingir qualquer pessoa, por isso, é muito importante tomar alguns cuidados no dia a dia. Vamos explicar alguns deles a seguir.

Fazer a higiene adequadamente

É muito importante fazer a higiene da região perianal adequadamente sempre, inclusive depois de evacuações. Quando possível, o banho deve ser dado no chuveiro, para que a limpeza seja bem-feita.

Urinar sempre que sentir vontade

Em algumas ocasiões precisamos segurar a urina por não haver um banheiro por perto, por exemplo. No entanto, essa atitude aumenta as chances de desenvolver uma infecção urinária. Por isso, sempre que sentir vontade, vá ao banheiro!

Trocar a fralda geriátrica

Passar muito tempo com a mesma fralda geriátrica é um erro que pode levar a uma infecção urinária. É necessário trocá-la constantemente para que a região não fique molhada por muito tempo.

Ir ao urologista

Algumas pessoas não gostam muito de ir ao médico. No entanto, frequentar o urologista é fundamental para melhorar a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida. O seu médico pode ajudar a prevenir algumas doenças e dar algumas dicas de práticas cotidianas para auxiliar na manutenção do sistema imunológico.

Caso você não tenha condições financeiras para ir a uma consulta com frequência, você pode optar por frequentar clínicas acessíveis. Dessa forma, o cuidado com o seu corpo não fica de lado.

A infecção urinária em idosos é bastante perigosa e pode acarretar consequências graves. Por isso, é muito importante prestar atenção a alguns sinais e fazer exames com determinada frequência — indicada pelo médico — para evitar alguns problemas.

FONTE: Blog PorPartMed Saúde (https://blog.partmedsaude.com.br/conheca-as-principais-causas-da-infeccao-urinaria-em-idosos/)