Notícias

Dificuldades enfrentadas pela terceira idade para encontrar uma moradia ideal

O envelhecimento da população brasileira é uma realidade. De acordo com estudos, estima-se que em 2020, o Brasil será o sexto país com no ranking mundial em quantidade de pessoas na terceira idade, com aproximadamente 30 milhões de indivíduos.

Se por um lado isso é um bom sinal, pois significa que as pessoas estão cada vez vivendo por mais tempo, por outro levanta questionamentos importantes em relação à qualidade de vida na terceira idade.

Uma das formas de proporcionar qualidade de vida e bem-estar para a terceira idade é a questão da moradia assistida. Um tema que deve ser levado em consideração, pois é importante que esta geração viva em um local para garantir uma moradia digna e com qualidade.

 

As dificuldades da terceira idade em relação a moradia

Cada fase da vida pede determinadas adaptações na forma de viver. Mas, um dos primeiros problemas enfrentados por quem está com a idade avançada em relação à moradia é a perda de autonomia que pode ocasionar dificuldades no dia a dia.

De acordo com estatística do IBGE de 2010, na região Sul do Brasil, 52% dos membros da terceira idade vivem sozinhos. Já na região Sudeste este número é de 50%.

No entanto, ainda hoje, familiares e amigos não veem com bons olhos esta opção de moradia assistida, talvez por falta de informação sobre o quão benéfico pode ser para ambos os envolvidos.

Mesmo existindo um certo desconforto em relação a uma possível mudança, é importante ponderar algumas questões como o fato de quem está na terceira idade não ter mais capacidade de levar uma vida independente.

Os dois pensamentos são equivocados e acabam por ser uma grande dificuldade para a população da terceira idade no que se refere a decisão de onde morar.

A não ser que a pessoa que está na terceira idade esteja passando por um problema grave de saúde, não há porque achar que ele não é capaz de levar uma vida normal. Mesmo quando há necessidade fazer pequenas adaptações para facilitar as tarefas do cotidiano.

Algo bastante comum é convidar – seja o pai, mãe, avó ou avô – para viver com os familiares. Assim como, muitos filhos voltam para casa com o intuito de ficarem mais próximos aos pais.

Esta atitude pode e tem muito valor, contanto que seja algo decidido por todos e que não haja aquele ar de “cuidado”. É fundamental que seja mantido o respeito a autonomia de quem está na terceira idade em relação ao tipo de moradia que ele deseja ter, pois isso afeta diretamente na qualidade de vida de cada indivíduo.

 

Casos de cuidados especiais

Algumas doenças e quadros clínicos crônicos fazem com que a terceira idade não possa ser vivida na sua plenitude. Isso significa que em alguns casos quem está na terceira idade necessita de cuidados especiais e que, talvez, não esteja tão apto a levar uma vida completamente independente.

Nesta fase existem muitas soluções que garantem uma moradia digna, porém sem abrir mão destes cuidados. Do atendimento e adaptações em casa aos residenciais com assistência completa, é possível encontrar soluções diversas e interessantes para o momento vivido. Mais uma vez, é importante ressaltar que isso não significa abandono ou solidão, mas sim, uma forma de viver a vida com total qualidade, independente das limitações físicas.

 

A importância do convívio social

Com a chegada da terceira idade é muito comum que as pessoas se sintam deslocadas ou distantes da realidade dos que estão à volta. Contudo, o convívio social é parte fundamental da qualidade de vida e do bem-estar dos seres humanos, independente da idade.

Morar sozinho é uma forma de se mostrar capaz de levar a vida normalmente, mas também exige um esforço para fazer contatos pessoais e convívios. A participação em grupos, cursos e eventos voltados para a terceira idade são apenas algumas das formas de driblar a sensação de solidão.

Fonte: Sociedade Beneficente Alemã (SBA) (http://blog.sba-br.org.br/dificuldades-terceira-idade-encontrar-uma-moradia/)

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.