Os benefícios da suplementação de Ômega 3 em idosos

Com o envelhecimento, ocorre uma diminuição da massa muscular esquelética, (sarcopenia), afetando diretamente a mobilidade de pessoas idosas.  A sarcopenia é uma das variáveis utilizadas para definição da síndrome de fragilidade, que é altamente prevalentes em idosos, conferindo maior risco para quedas, fraturas, incapacidade, dependência, hospitalização recorrente e mortalidade.

A atividade física (principalmente o exercício de resistência como a musculação) é uma estratégia terapêutica capaz de prevenir e reverter a sarcopenia por meio de diversas adaptações que levam ao aumento da massa e força muscular, síntese proteica, proliferação mitocondrial, capacidade oxidativa e um maior número de células satélite.  No entanto, muitas vezes estas adaptações ocorrem de forma mais lenta em indivíduos idosos devido à resistência anabólica que acompanha o envelhecimento.

Um dos fatores que contribui para a resistência anabólica é a inflamação crônica subclínica, frequentemente observada no envelhecimento. Citocinas inflamatórias como o fator de necrose tumoral (TNFα) inibem a síntese proteica por meio de uma menor eficiência na tradução do RNAm. Os ácidos graxos ômega-3 (n-3), devido à sua ação anti-inflamatória, podem auxiliar neste processo. Um estudo recente que avaliou o efeito da suplementação de ômega-3 (n-3) na fisiologia muscular de indivíduos idosos (65 a 85 anos) em condição basal e após 16 semanas de suplementação com 3,9g de n-3/dia (2,7g de EPA e 1,2g de DHA).   Foram feitas biópsias antes e após uma sessão aguda de exercício de resistência. Os autores relataram que a suplementação levou a um aumento da síntese proteica muscular, mitocondrial e sarcoplasmática antes do exercício físico e um aumento da síntese proteica miofibrilar e mitocondrial após exercício.  Adicionalmente, houve redução na produção mitocondrial de espécies reativas de oxigênio após a suplementação.

Estes resultados sugerem, portanto, que a suplementação com ácidos graxos ômega-3 pode ser uma estratégia eficaz para potencializar a resposta anabólica de indivíduos idosos.

FONTE:(https://www.espacopiuvita.com.br/os-beneficios-da-suplementacao-de-omega-3-em-idosos/)