Pet Terapia – como o contato com animais transforma o cotidiano dos idosos

Conviver com um animal de estimação nos torna tão felizes e ativos que ele pode contribuir, e muito, para a melhoria da nossa rotina diária, inclusive em relação à qualidade de vida na terceira idade. Afinal de contas, quem não gostaria de ter um companheiro leal, carinhoso e protetor ao seu lado durante a vida.

Pois saiba que a terapia com animais já é utilizada ao redor do mundo e no post de hoje você conhecerá mais sobre ela e quais os benefícios para a saúde física e mental dos idosos. Acompanhe.

Pet Terapia em idosos

A terapia com a utilização de animais já existe há algum tempo no Brasil. Nos anos 1950, a psiquiatra brasileira Nise da Silveira já relatava todos os benefícios da interação entre os pacientes esquizofrênicos e os gatos e cães adotados pela instituição em que trabalhava, servindo como um complemento ao tratamento oferecido.

Na prática, a chamada TAA (Terapia Assistida por Animais) é realizada por profissionais especializados e trata-se de um método que utiliza interações entre animais e humanos nas sessões, através de cuidados e brincadeiras, tanto para fins de lazer, descontração e até no auxílio em tratamentos de saúde.

De um modo geral, todos os idosos podem se beneficiar desse tipo de terapia, com algumas exceções, como alergia a pelo de animais, problemas respiratórios ou fobia de bichos ‒, mas nesse último caso, existe um tratamento específico utilizando os animais para trabalhar esse medo em idosos e trazer resultados satisfatórios.

O animal ideal para Pet Terapia

Os animais mais comuns que são utilizados em sessões de pet terapia são os cães e os cavalos, por apresentarem um comportamento mais dócil. Ainda assim, peixes, coelhos, aves, gatos e jabutis também podem ser utilizados.

Quanto aos cães, eles precisam apresentar algumas características, tais como:

• Personalidade leal e nobre;
  • Atléticos, com força e energia para o trabalho;
  • Que saibam obedecer às ordens rapidamente;
  • Afetuosos;
  • Que não sejam extremamente independentes.

Nesse sentido, algumas raças se destacam, como Collie, Retriever e algumas variedades de cães pastores. Isso porque eles conseguem se adaptar a uma vida caseira e, ao mesmo tempo, serem ativos e dispostos. Todos os animais passam por um treinamento específico antes do convívio com os idosos.

Benefícios da terapia com animais na qualidade de vida na terceira idade

Conheça a seguir as principais vantagens da Pet Terapia em idosos:

Benefícios sociais

• Motivação.
  • Segurança.
  • Socialização.
  • Alívio do tédio.
  • Convivência.
  • Comunicação.
  • Sentimento de utilidade.

Benefícios físicos

• Aumento da mobilidade causado pelos exercícios e estímulos variados.
  • Bem-estar generalizado.
  • Melhoria das funções físicas e da fala.
  • Reduz o estado de dor.

Benefícios no tratamento de doenças

• Estudos indicam que a Pet Terapia diminui os impactos do Mal de Alzheimer, por conta do alívio do stress que a interação entre o idoso e o animal pode causar.
  • Diminuição das dores, do desconforto e do desgaste emocional em pacientes em tratamento de câncer.
  • Pesquisas indicam que a Pet Terapia ajuda na redução das taxas de colesterol e triglicérides, diminuindo, dessa forma, os riscos de doenças cardíacas.
  • Melhora o quadro de depressão em idosos.
  • Auxilia no tratamento de paralisias, como na reabilitação de idosos vítimas de derrames, acidentes ou portadores de paralisia cerebral. A interação com os animais pode auxiliar no tratamento fisioterápico, tanto na parte motora quanto emocional.

Benefícios mentais e emocionais

• Estimula a memória por causa dos exercícios e práticas de cuidado, alimentação e higiene dos animais.
  • Sentimento de amor incondicional, alegria e espontaneidade.
  • Reduz o sentimento de solidão e ansiedade.
  • Causa relaxamento e troca de afeto.
  • Estabelece vínculo e aumento de confiança com o próprio ser humano, através da convivência com os participantes da terapia.

Mesmo que os idosos que fazem parte da sua família estejam saudáveis, considerem juntos a realização da terapia com animais por todos os benefícios citados. Afinal, a vida na terceira idade deve ser igualmente feliz e realizada, e a convivência com os animais pode ser essencial para essa trajetória.

Fonte: Sociedade Beneficente Alemã (SBA) (http://blog.sba-br.org.br/pet-terapia-como-o-contato-com-animais-transforma-o-cotidiano-dos-idosos/)