Notícias

Quais questões são abordadas em cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos podem abordar uma ampla gama de questões, integrando as necessidades individuais de cada paciente.

Em relação ao câncer: Os efeitos físicos e emocionais devido ao câncer e seu tratamento podem ser muito diferentes de paciente para paciente. Por exemplo, as diferenças de idade, de condições culturais ou sistemas de suporte podem resultar em diferentes necessidades para cada paciente.

Os cuidados paliativos consideram as seguintes questões para cada paciente:

  • Físicas – Os sintomas físicos mais comuns são dor, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos, falta de ar e insônia. Muitos deles podem ser controlados com medicamentos ou por meio de outros métodos, como a terapia nutricional, fisioterapia ou técnicas de respiração. Além disso, a quimioterapia, radioterapia ou cirurgia podem ser realizadas para reduzir o tamanho de tumores que estão causando dor ou outros problemas.

 

  • Emocionais – Os especialistas em cuidados paliativos podem fornecer recursos para ajudar os pacientes e suas famílias a lidar com as emoções que vêm com o diagnóstico e o tratamento do câncer. Depressão, ansiedade e medo são apenas algumas das preocupações que podem ser abordadas por meio dos cuidados paliativos. Os especialistas podem dar aconselhamento, recomendar grupos de apoio, reuniões familiares ou encaminhar para psicólogos.

 

  • Práticas – Os pacientes com câncer podem ter preocupações financeiras e legais, questões com seguros de saúde, preocupações com o emprego, entre outras.  Para muitos pacientes e familiares, a linguagem técnica e os detalhes específicos de leis são difíceis de entender. A equipe de cuidados paliativos pode ajudar na coordenação dos serviços adequados. Por exemplo, eles podem facilitar aos pacientes e familiares recursos que os ajudem com aconselhamento financeiro, compreensão de formulários médicos, aconselhamento jurídico ou identificação de recursos locais e nacionais, como agências de transporte ou habitação.

 

  • Espirituais – Com o diagnóstico de câncer, os pacientes e suas famílias muitas vezes olham mais profundamente para o sentido de suas vidas. Alguns acreditam que a doença traz mais fé, enquanto outros questionam a sua fé, e lutam para entender por que o câncer lhes atingiu. O especialista em cuidados paliativos pode ajudar as pessoas a explorar suas crenças e valores, para que possam encontrar um sentido de paz, ou chegar a um ponto de aceitação que seja apropriado para a sua situação.

Fonte: Instituto Oncoguia (http://www.oncoguia.org.br/conteudo/perguntas-e-respostas-sobre-cuidados-paliativos/4789/112/)

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.