Notícias

Imagem geriatria

Como atua um médico geriatra?

Geriatra é o especialista que atende de forma multidisciplinar, com foco na medicina preventiva, preservação das funções do corpo e na busca pela a longevidade com qualidade de vida.

A população brasileira e mundial tem vivido mais anos. Fatores como, alimentação mais saudável, prática regular de atividades físicas, avanço na medicina, entre outros motivos, têm contribuído consideravelmente para o aumento da expectativa de vida, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atingiu no Brasil 75,2 anos em 2014.

Esta faixa populacional, que está acima dos 60 anos, representa hoje 13%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, o alarmante é que, em 2050, a projeção de idosos no Brasil pode chegar a 30% da população. Fazendo um comparativo com números atuais, o Brasil hoje tem 200 milhões de habitantes e, pensando na projeção futura, é como se o país tivesse atualmente 60 milhões de idosos. O número assusta se considerar os gastos com previdência social e saúde diante de um cenário econômico e político totalmente adverso que o Brasil vive hoje.

Mas, já que envelhecer é inevitável, todos devem procurar se cuidar com boa qualidade de vida e saúde. Nesta fase, que os idosos precisam adaptar-se a um novo estilo de vida, entender as limitações do corpo e aprender a conviver com possíveis doenças, o papel do médico geriatra é importante para o acompanhamento da sua saúde física e psicológica.

Como atua o Geriatra?

O geriatra é o médico especializado não só nas doenças, mas também, em todas as questões relacionadas ao envelhecimento. “Mesmo que o paciente tenha outros especialistas que o acompanhem, o geriatra será o médico que estará ciente de todos os seus problemas e de certa forma, irá coordenar esses acompanhamentos buscando, quando possível, a centralização dos cuidados. Assim, o acompanhamento clínico do idoso, quando possível, poderá ser feito por apenas um médico”, explica Dr. Paulo Brambilla, médico geriatra.

Isso não quer dizer que o geriatra, que faz atendimentos multidisciplinares, trabalhe sozinho. “Uma das particularidades da geriatria é seu envolvimento e habilidade de atuar em conjunto com os demais profissionais da saúde que atuam com idosos. O principal objetivo do geriatra será o de preservar a funcionalidade do corpo, buscando a longevidade com maior qualidade de vida e, para isso, quando necessário, atuando em atendimento conjunto com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros”, detalha Brambilla.

A geriatria busca trabalhar a medicina de forma preventiva, a fim de evitar que os idosos adoeçam com uma alta frequência, aliado às práticas de uma vida saudável. “A medicina preventiva é uma área extremamente importante, que engloba tanto medidas para manutenção da saúde como, vacinação, atividade física regular, dieta balanceada e demais hábitos de vida saudáveis, como também, viabilizando o diagnóstico precoce de doenças que muitas vezes não apresentaram sintomas através dos exames gerais de check-up”, comenta o médico geriatra.

Geriatra não é médico apenas de idosos

A figura do médico geriatra é logo relacionada aos cuidados dispensados às pessoas com mais de 60 anos. No entanto, esta especialidade médica não é exclusividade dos idosos. “Muitos pacientes vão à consulta acompanhados dos seus filhos e netos que, frequentemente, questionam sobre a possibilidade de também fazerem seu acompanhamento médico com o geriatra, o que é perfeitamente possível. Os mais jovens podem fazer um acompanhamento preventivo visando diagnóstico precoce e manutenção da saúde, enquanto que os idosos terão seu acompanhamento médico centralizado neste especialista, visando prevenção, tratamento de doenças já estabelecidas e reabilitação sempre focada na manutenção da qualidade de vida”, descreve Dr. Paulo Brambilla.

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.