Como evitar acidentes domésticos na terceira idade?

Alguns cuidados são essenciais para manter o ambiente doméstico seguro aos idosos

Muitos idosos sentem dificuldade para aceitar suas limitações, como por exemplo, pegar objetos no alto, utilizar corrimão para descer escadas e outras atitudes que antes eram comuns, mas que devido à idade, podem representar perigo. A terceira idade é a fase da vida em que diversos cuidados são necessários para evitar determinados problemas que apresentam graves riscos à saúde do idoso, principalmente no ambiente doméstico.

Segundo dados divulgados pela USP (Universidade Federal de São Paulo), 29% dos idosos caem ao menos uma vez durante o ano e 13% caem de forma recorrente. As quedas representam grande parte dos acidentes domésticos com idosos e, em alguns casos, pode ser fatal, dependendo de sua gravidade.

É fundamental que haja atenção de familiares, amigos ou cuidadores de idosos como forma de proteção e precaução aos acidentes domésticos. Um fator importante é manter o diálogo com o idoso sobre suas limitações e a necessidade de ajuda para evitar se expor ao risco de quedas. O uso de alguns medicamentos, comuns nesta faixa etária, podem provocar efeitos colaterais que geram perda de equilíbrio, confusão mental e sonolência excessiva, contribuindo também para acidentes domésticos.

Além disso, a residência deve ser segura para a terceira idade, evitando tapetes soltos no chão, principalmente perto de escadas, fios elétricos desprotegidos, falta de iluminação e lâmpadas de difícil substituição, calçados escorregadios e armários altos. Alguns idosos sentem dificuldade para encontrar o números de telefones de familiares no smartphone, por isso, é importante anotá-los em agendas físicas para que, caso haja a necessidade de um pedido de ajuda, não seja de difícil acesso.

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.