Obesidade na terceira idade exige cuidados redobrados

A obesidade no Brasil não está crescendo apenas entre os jovens, adultos e crianças, mas também entre pessoas da terceira idade. Segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a prevalência de obesidade aumentou, nas últimas duas décadas, em praticamente todas as faixas etárias. No entanto, chama atenção para o fato de que na população acima de 65 anos, 16,7% das mulheres e 8,1% dos homens estão obesos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é o indivíduo com 65 anos ou mais nos países desenvolvidos. Já nos países em desenvolvimento já se enquadram na terceira idade pessoas acima dos 60 anos. “Os dados oficiais são imprecisos em relação à prevalência de obesidade mórbida na população idosa, mas o fluxo de pacientes nesta condição que procura consultórios especializados é cada vez maior”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Caetano Marchesini.

Avaliação deve ser mais rigorosa – Ele explica que a avaliação pré-operatória em pessoas acima de 60 anos é que deve ser mais rigorosa, levando em consideração o risco/beneficio, o método cirúrgico mais apropriado e os resultados de uma avaliação funcional utilizada especificamente pela geriatria e gerontologia.

“O quanto a perda de peso pode contribuir para a melhoria dos aspectos funcionais deve ser considerada na indicação ou não da cirurgia bariátrica no idoso”, ressalta Marchesini. “O fato concreto é que cada vez mais pacientes acima de 65 anos, com obesidade severa, estão buscando o tratamento cirúrgico”, reforça.

O médico alerta para o fato que os pacientes com idade entre 60 e 65 anos devem ser estudados mais profundamente e avaliados por meio de critérios objetivos sobre os benefícios da cirurgia. Estes pacientes devem ser também tratados em centros especializados, com elevado movimento cirúrgico e baixos índices de mortalidade.

Critérios – Os critérios cirúrgicos para indicação de tratamento da obesidade foram criados em 1991, pelo Instituto Nacional de Saúde norte americano (NIH). Foi estabelecida a idade de 65 anos como limite para que um paciente possa passar por uma cirurgia bariátrica. No entanto, fica a critério de cada cirurgião ou equipe a possibilidade de avaliar individualmente pacientes mais velhos, considerando a relação risco/benefício de cada caso. No Brasil os critérios adotados são os mesmos. As regras brasileiras adotadas pelo Ministério da Saúde e Conselho Regional de Medicina consistem na avaliação individual de pacientes com idade superior a 65 anos.

“Os resultados em termos de perda de peso, solução de doenças associadas e índice de complicações são semelhantes aos da população mais jovem”, afirma Marchesini.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (https://www.sbcbm.org.br/obesidade-na-terceira-idade-exige-cuidados-redobrados/)