Notícias

Os fatores mais preocupantes relacionados à saúde na terceira idade

A medida que envelhecemos, vai diminuindo nossa funcionalidade, o que nos torna mais vulneráveis à alguns agravos então devemos tomar alguns cuidados, a fim de manter a saúde e a qualidade de vida na terceira idade.

O envelhecimento populacional é uma realidade cada vez mais presente em muitos países, principalmente em países desenvolvidos e é de fundamental importância que este processo seja acompanhado de qualidade de vida, ou seja livre de doenças.

A fim de que esta idade possa ser gozada de forma plena é necessário também fazer escolhas como estilo de vida saudável, que incluem parar de fumar e perder peso, uma boa noite de sono, lazer e, não devemos nos esquecer das visitas frequentes ao profissional de saúde, no caso do idoso, o geriatra. Este profissional é um médico que se especializou na saúde do idoso e, pode ajudá-lo a aprender a viver com doenças crônicas se esse for o caso.

Além disso, cuidados com a higiene oral (o dentista), nutricional (nutricionista) e a educação em saúde e o cuidado de uma forma geral (o enfermeiro) são fundamentais para uma boa saúde na terceira idade.

A seguir irei listar as queixas mais comuns, relacionadas aos agravos apresentados pelo indivíduo na terceira idade:

1. Artrite

A artrite é, provavelmente, a condição número um em queixas do idoso ela afeta 49,7 % de todos os adultos com mais de 65 anos e pode levar à dor prejudicando a qualidade de vida de alguns idosos. Embora a artrite possa desanimá-lo e deixa-lo menos ativo, é importante trabalhar com o seu médico para desenvolver um plano de atividade direcionada às suas necessidades que, juntamente com outros tratamentos, podem lhe ajudar a manter a saúde em dia.

2. Doença cardíaca

De acordo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte de adultos com mais de 65 anos de idade, sendo responsáveis por 488.156 mortes em 2013 em dados mais. Por ser uma condição crônica, a doença cardíaca afeta 37% por cento dos homens e 26% por cento das mulheres acima de 65 anos pois se associam a alguns fatores de risco, tais como pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol, que aumentam as chances de ter um acidente vascular cerebral ou infarto agudo do miocárdio. No entanto alguns cuidados podem prevenir a ocorrência destes agravos e incluem: exercício físico, comer bem, ter uma boa noite de sono. Comer bem significa comer de uma forma que lhe permitirá manter um peso saudável com uma dieta bem equilibrada.

3. Câncer

O câncer é a segunda principal causa de morte entre pessoas com mais de 65 anos de idade, nos Estados Unidos com 407.558 mortes em 2013. De acordo com o centro de controle de doenças americano, 28% dos homens e 21 % das mulheres com mais de 65 anos estão vivendo com câncer. Se detectado precocemente através de exames como mamografias, colonoscopias e avaliação dermatológica, muitos tipos de câncer podem ser tratáveis. E, embora nem sempre seja possível prevenir o câncer, você pode melhorar a qualidade de vida na terceira idade inclusive se for portador durante o tratamento, trabalhando com sua equipe de saúde de forma integrada seguindo as orientações.

4. Doenças Respiratórias

As doenças respiratórias inferiores crônicas, como a DPOC, são a terceira causa mais comum de morte entre as pessoas com 65 anos ou mais, ceifando anualmente 127.194 vidas. Cerca de 10% dos homens e 13% das mulheres convivem a asma, bronquite crônica e enfisema pulmonar. Apesar de a doença respiratória aumentar os riscos à saúde dos idosos, essas doenças crónicas, torna-o mais vulnerável a infecções, como a pneumonia. A realização de testes de função pulmonar e o uso de medicação corretamente bem como a utilização de oxigênio podem garantir uma qualidade de vida satisfatória ao idoso portador destes distúrbios.

5. Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer representou 83.786 óbitos de pessoas com mais de 65 anos de idade em 2013, de acordo com o CDC. A Associação de portadores de Alzheimer relata que uma em cada nove pessoas com 65 anos e mais velhos, cerca de 11%, vivem com a doença, sendo seu diagnóstico um desafio para os profissionais de saúde, é muito difícil saber exatamente quantas pessoas vivem com esta condição crônica. No entanto, os especialistas reconhecem que o prejuízo cognitivo tem um impacto significativo na saúde do idoso em vários aspectos, que incluem desde questões de segurança o autocuidado bem como traz uma carga muito alta de custo nos cuidados domiciliares a esse idoso bem como a reorganização do ambiente que o mesmo vive.

6. Diabetes

Cerca de 20% dos homens e 18% das mulheres com mais de 65 estão vivendo com diabetes, um risco significativo para a saúde na terceira idade. De acordo com dados do CDC, a diabetes tem causado 53.751 mortes entre indivíduos com mais de 65 anos de idade em 2013. A Diabetes pode ser identificada e tratada precocemente com exames de sangue simples como a glicemia capilar capaz de medir os níveis de açúcar no sangue. Quanto mais cedo você sabe que você tem ou está em risco para o diabetes, o mais cedo você pode começar a fazer mudanças para controlar a doença e melhorar suas perspectivas de saúde à longo prazo.

7. Quedas

As quedas foi uma das grandes responsáveis pelo aumento do número de atendimentos a idosos em salas de emergência em 2013 no EUA, a incidência de 473 casos por 10.000 homens e 767,2 por 10.000 mulheres foram atendidos e a maioria internados em hospitais por conta de quedas, de acordo com os dados dos programas de CDC. E um terço das pessoas que vão para o setor de emergência devido a queda podem voltar a cair novamente em um ano, relata um estudo de 2015 agosto publicado no American Journal of Emergency Medicine. Então esteja ciente a maioria das quedas ocorrem em casa, onde riscos de tropeçar incluem tapetes e pisos escorregadios, ausência de corrimões, entre outros. Neste caso a prevenção é o melhor remédio, saiba mais sobre quedas e envelhecimento acessando o post do nosso site.

Fontes: Portal Envelhecie Agora (http://envelhecieagora.com/os-fatores-mais-preocupantes-relacionados-a-saude-na-terceira-idade/)

Fonte: http://www.everydayhealth.com/news/most-common-health-concerns-seniors

 

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.